terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Acupuntura Sistemica

Atendimento de Segunda-feira à Sábado, das 09:00 às 18:00 horas
** luizosantos.th@gmail.com **

O que é?

Do latin: acus = agulha, e puntura = punçar, é o termo usado no ocidente para Chen Chiu, método de tratamento chinês, que baseia-se na estimulação de determinados pontos da pele (pontos de Acupuntura) com agulhas (Chen) e com fogo Chiu).
No tratamento e prevenção de enfermidades, faz-se a inserção de agulhas e aplicação de Moxa nos pontos de Acupuntura e que manipuladas através de técnicas adequadas reequilibram o órgão ou área afetada.

Medicina Tradicional Chinesa

Arte de prevenir e tratar desequilíbrios energéticos, que teve sua origem há cerca de cinco mil anos baseada no Tao e no Yin/Yang como forças opostas e complementares, presentes em todos os seres e organismos.
As técnicas mais conhecidas a principio foram a Acupuntura e a Moxa, muito difundidas no ocidente a partir do início do século XX e abriram caminho para outras técnicas, tais como, a Auriculoterapia, Do-in, Shiatsu, Tui-Ná; etc.

Como é feita?

Inicialmente é feita uma avaliação energética baseada no relato do cliente, após este diálogo é feito o exame da língua, da palpação do corpo, da análise do pulso radial, e avaliação do estado geral.
Os acupunturistas utilizam-se também de diversas leis da Medicina Tradicional Chinesa dentre elas a Lei dos 5 Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), que envolvem o ser humano, os alimentos, a natureza, e tudo o que nos cerca.
Identificando o desequilíbrio energético, seja por falta ou por excesso de energia nos órgãos e/ou meridianos que compõe nossa natureza, o terapeuta manipula os pontos de energia (pontos de acupuntura) que podem ser ativados por estímulos tais como: dedo, esfera metálica, calor, eletricidade, magnetismo, cor, laser, esparadrapo e agulha, sendo este último o instrumento mais conhecido, simples, prático e quase indolor, visto que as agulhas de acupuntura são muito finais e a introdução na pele é feita através de técnicas especiais, permanecendo no corpo por um período médio de 20 a 30 minutos, podendo ser aumentada ou diminuída em função do estado da pessoa.
O tratamento, via de regra, pode ter a duração de 10 a 20 sessões. O intervalo entre as sessões depende da intensidade dos sintomas. Nos problemas crônicos, as sessões geralmente são semanais. Os resultados já podem começar a aparecer desde a primeira sessão ou então há uma melhora progressiva.
As agulhas utilizadas são descartáveis ou individuais do tipo fechada o que impossibilita o acúmulo de qualquer substância em seu interior e com isso o risco de contaminação praticamente desaparece.

Meridianos

Além do corpo físico, a Medicina Tradicional Chinesa considera a existência do Chi (energia), que circula através de canais invisíveis chamados meridianos, os quais formam uma rede interligando os pontos de acupuntura, os órgãos, os tecidos e todas as células.
Cada meridiano é formado por um número determinado de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Existem vários tipos de meridianos conforme a função que desempenham, sendo 14 considerados importantes - 12 meridianos principais (pares e simétricos) e 2 meridianos extras (ímpares). Os demais, destituídos de pontos próprios, são os meridianos extras que somente se manifestam nos estados patológicos e os meridianos de ligação denominados Vasos Secundários.
Esses canais imateriais conduzem à energia diferenciada em variadas combinações Yin-Yang, cujos fluxos se intercambiam alternante e complementam no corpo, constituindo um sistema responsável pela defesa, regulação e ressonância do organismo em relação às influências externas e internas.
Saúde implica, em primeiro lugar, na circulação adequada da força vital (Chi) através de canais livres e desimpedidos.
As doenças são observadas e analisadas como disfunções energéticas onde o força vital (Chi) não circula fluentemente pelos meridianos, surgindo então áreas com excesso, e outras deficiência.

Quais os benefícios?

A Acupuntura pode tratar inúmeras disfunções energéticas, aliviar muitas dores e deve ser enfatizado que também é um tratamento preventivo, ou seja, a Acupuntura pode ser aplicada no indivíduo sadio, para estimular seu Sistema Imunológico, suas energias, permitindo assim prolongar seus períodos de bem-estar e de saúde. Assim, explicamos que a circulação harmoniosa das correntes energéticas pelo corpo impede o aparecimento das disfunções energéticas.

Tratamentos

Nos tratamentos da coluna vertebral, tem auxiliado cada vez mais os pacientes portadores de distúrbios diversos, seja no desconforto em relação à dor como em reequilíbrio da postura física.
Nos casos de estresse, ansiedade, depressão, é um excelente recurso, pois aumenta e equilibra o fluxo de energia, trazendo bem estar, alívio e disposição em geral.
Dentre as disfunções que podem ser tratadas com a acupuntura, destacamos as desarmonias funcionais e as causadas por intoxicação alimentar, sedentarismo, má postura e distúrbios emocionais.
De uma forma geral os quadros que estão numa fase de desequilíbrio energético, apresentam melhoras e benefícios quando tratadas pela acupuntura. Estes quadros se não corrigidos podem levar à instalação de doenças lesionais e dores.
A acupuntura é plenamente compatível com outros tratamentos. Podendo ser feita isoladamente ou concomitantemente a outros tratamentos, como homeopatia, fitoterapia, florais e mesmo os tratamentos da medicina convencional. Na prática, observa-se que a acupuntura atua no sentido de diminuir a duração dos outros tratamentos.
Apresenta expressivos resultados nos casos de vícios (tabagismo, drogas), em obesidade (gula ansiosa, compulsão, etc).
Reconhecida e recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) tem ajudado cada dia a um maior número de pacientes tanto no Oriente como aqui no Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário